Seguidores

domingo, 9 de janeiro de 2011

O NOSSO PENSAR

Em provérbios 23:7 vemos: Porque como imagina em sua alma, assim ele é;  ele te diz: come e bebe; mas o seu coração não está contigo. Aqui fala do homem avarento, mas isto é algo que pode ser aplicado em nossa vida. Ele demonstra uma aparente hospitalidade, mas no seu coração há pensamentos de avareza, ele  pensa de maneira diferente e assim aquilo que nós pensamos reflete aquilo que somos. Salomão diz para fugir de tal pessoa, pois assim como ele pensa consigo mesmo, assim ele é. Vamos analisar aquilo que o pensar produz espiritualmente nas nossas vidas. Em Efésios  3:20 Paulo nos diz para orarmos para aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos...Deus age no nosso pedir e no nosso pensar. Em 2 Coríntios 10: 3-5 diz: 3 Porque, embora  andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Pois as armas da nossa milícia não são carnais , mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas, 5 derrubando raciocínios e todo baluarte ou altivez que se erguem contra o conhecimento de Deus ,6 e levando cativo todo pensamento  à obediência de Cristo. Raciocínio, conhecimento e pensamento. Essas três coisas operam na nossa mente, a palavra de Deus nos diz que Satanás ergue fortalezas na nossa mente. Uma maneira errada de pensar é colocada nas nossas mentes através da religiosidade, enganos, sofismas  fazendo com que nossos pensamentos em relação a Deus não sejam carretos. Muitas vezes falamos da palavra para algumas pessoas e elas não recebem a palavra, pois têm uma maneira errada de pensar, há espírito de engano que operou através de ensinos religiosos distorcidos da palavra de Deus. Mas Paulo nos diz que podemos  tomar as mentes e levá-las cativas em obediência a Cristo. Como podemos fazer isso? Em 2 coríntios 4:3-4 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que ainda está encoberto 4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.Como podemos demolir as fortalezas que satanás colocou na mente das pessoas, fortalezas que cegou o entendimento dos incrédulos? Temos que nos colocar em oração, tomar uma posição, exercitar autoridade de Cristo. Que todo embaraço, tropeço, toda forma errada de pensar que foi colocada na mente das pessoas caiam por terra e haja luz. Que tudo aquilo que possa cegar  o raciocínio, toda fortaleza de satanás possa ser destruída. Se o homem se abrir para colocar em sua mente os pensamentos certos, Cristo vai agir, mas se pelo contrário nunca abrir sua mente e seus pensamentos, o homem vai continuar cego ao evangelho e incrédulo. E nós Cristãos? Muitas vezes deixamos o inimigo agir através dos nossos pensamentos, ficamos pensando nos nossos problemas, nos angustiamos, ficamos ansiosos. Em vez de colocarmos nas mãos do Senhor, deixamos os nossos pensamentos agirem, o inimigo lança setas de dúvida, impressões, sugestões e começam a construir as fortalezas na nossa mente. A nossa maneira de pensar produz reações diferentes, temos que aprender a usar nossos pensamentos para deixar Deus agir. Nossa mente deve estar cativa a Cristo. Os pensamentos estão ligados ao coração. Pois em Mateus  Jesus cura um paralítico e diz que seus pecados estão perdoados,no cap  9:4 diz: Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos; disse: porque cogitais o mal no vosso coração?  E se a bíblia diz que sobretudo o que devemos guardar, guardemos o nosso coração, pois dele procedem as fontes da vida. Devemos guardar o nosso coração de pensamentos que não provém do Senhor. O nosso coração é a fotografia do que realmente somos. então aquilo que pensamos é aquilo que somos. Paulo nos diz em Romanos 12:3 que não devemos pensar de nós mesmos além do que convém e que é para pensar com moderação segundo a medida de fé que Deus repartiu. O ensino do mundo a respeito do pensamento positivo segue a linha de valores pessoais, mas a bíblia nos ensina  a não pensarmos só a respeito de nós mesmos,  Paulo nos exorta  a pensarmos de maneira correta, nas coisas que são de cima, pois se o pensamento está nas coisas terrenas, nosso coração também está. Nós determinamos o que a nossa mente vai pensar, se você estiver diariamente alimentando a sua mente com a palavra do Senhor você terá bons pensamentos e Deus faz muito mais do que você pede e pensa. Porém se você não tem conseguido vencer o pecado, veja o que sua mente tem pensado, se você tem andado como os gentios, na vaidade de seus próprios pensamentos. A diferença é enorme quando enchemos nossa mente com a palavra do Senhor. Quero encerrar com algo que deve ser um versículo de cabeceira, que todos devemos aprender: Filipenses 4:8 : Finalmente, irmãos , tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

7 comentários:

  1. a paz do Senhor.. realmente, o PENSAMENTO tem muito 'poder' nas nossas vidas.. e se a gente não vigiar, o inimigo acaba colocando muita coisa tb.. que DEUS continue te abençando e te usando .. bjs

    ResponderExcluir
  2. Precisamos cuidar da nossa mente pois é onde o adversário tem conseguido derrubar muitas vidas. Um modo é evitar alimentar a nossa mente com "lixo" oriundo dos meios de comunicação de massa, outro meio é cultivar bons pensamentos. É muito bom "pensar nas coisas do alto".

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa esta mensagem,que o espirito santo de Deus continui fluindo em sua vida,a paz minha irmã.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, tudo bem? Quero convida-la a dar uma passadinha no meu blog ,
    e seguir, lá você vai encontrar textos bem interessantes que são postados toda semana,
    se puder dá uma passadinha lá : http://garagem-jovem.blogspot.com/ , desde já agradeço ,fique c/ Deus !
    Para parceria e troca de banner adiciona meu msn: garagemjovem@hotmail.com

    Obs: Ja estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por mais esta mensagem edificante, irmã Dinara. Que o Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. A PAZ DO SENHOR AMADA,NO EVANGELIO DE MATEUS 26.41 O SENHOR JESUS ALERTA(VIGIA E ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO)ISSO DEVEMOS PRATICAR NO N0SSO DIA A DIA,NÃO DEVEMOS DAR BRECHAS AO INIMIGO,DEVEMOS TER BONS PENSAMENTOS,E NÃO TEM NADA MELHOR QUE SO PENSAR EM DEUS O NOSSO CRIADOR.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir