Seguidores

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TOMANDO A FORTALEZA DOS JEBUSEUS


2 Samuel: 5: 6-10
Partiu o rei com seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus  que habitavam naquela terra e disseram a Davi : Não entrarás aqui, porque os cegos e coxos  te repelirão, como quem diz: Davi  não entrará neste lugar. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi. Davi naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e coxos, a quem a alma de Davi aborrece. (Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa). Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; foi edificado em redor desde Milo para dentro. Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o Senhor, Deus dos exércitos, era com ele.

                Glória a Deus por essa palavra. Davi tinha disposição para a guerra porque ele entendia que se Deus tinha uma promessa ele tinha o dever de lutar e conquistar para cumprir os propósitos do Senhor. Desde Josué, o povo de Deus havia tentado sem sucesso derrotar os jebuseus. Eram inimigos fortes, que viviam em fortaleza e se estabeleceram justamente em Jerusalém, no coração de Israel.
                Enquanto você não conquistar o coração do próprio reino, você não vai conseguir derrotar os inimigos do lado de fora.  Enquanto você não derrotar os inimigos que estão dentro do seu coração, não adianta esperar que Deus o faça prosperar, você não conseguirá conquistar terreno em outras áreas.
                A primeira atitude de Davi ao ser ungido rei de Israel, na cerimonia do banquete ainda foi sair e tomar a fortaleza dos jebuseus e só assim Deus o fez prosperar contra os inimigos que estavam ao redor e ele foi se tornando um grande conquistador.
                Se queremos conquistar temos  que fazer uma faxina no nosso coração, retirar aqueles inimigos que não querem sair, que vêm resistindo as nossas batalhas, que estão enraizados no nosso coração. Muitas vezes conseguimos mudar nossas vidas, limpar muita sujeira, muito pecado, mas há aqueles que teimam em permanecer, aqueles “pecadinhos de estimação” que mesmo chorando, implorando a Deus pedimos perdão e quando vemos estamos ali cometendo os mesmos erros, o pecado volta zombando de nós, como os jebuseus zombavam de Davi dizendo que até os coxos e cegos o poderiam derrotar. Aí aprendemos a conviver com alguns vícios do velho homem, algumas manias que estão em nós desde criança e não conseguimos derrotar. Afinal não é mesmo fácil, eles habitam em fortalezas, zombam de nós . Mas Davi estava com a alma aborrecida. Quando tivermos disposição, quando nossa alma estiver aborrecida, quando nos indignarmos e irarmos contra os nossos jebuseus então estaremos no início da batalha. A Bíblia diz que Davi deveria subir por um canal subterrâneo de águas. Isso nos dá três caminhos: Em primeiro lugar, Davi pediu aos que estivessem dispostos, isso nos pede disposição, depois aborrecimento contra o pecado e subir pelo canal das águas. O canal da água viva da palavra do Senhor, nos edificarmos na palavra e usá-la como alimento dia após dia para nossas vidas, tem que haver quebrantamento, derramarmos o nosso querer diante do senhor e implorar pela cura do nosso coração. Aborrecer-se contra o pecado e subir pelo canal das águas, as águas da palavra. Davi entendeu que se ficasse com aqueles inimigos no coração de Jerusalém, jamais ele conseguiria conquistar o que estava fora. Sigamos o exemplo de Davi: o homem segundo o coração de Deus, pois tudo o que foi escrito para o nosso ensino foi escrito.  Identifiquemos pois, onde estão os nossos jebuseus. Precisamos olhar para dentro de nós mesmos, pedir ao Espírito Santo que nos mostre, no mais íntimo e profundo do nosso coração. O que ainda há em nós do velho homem? Algum vício, mania, bobagens que saem sem querer da nossa boca?   O que ainda não conseguimos tirar da nossa vida que está servindo de tropeço, de espinho que está nos impedindo de prosseguir e conquistar o que Deus tem para nós? Há alguém que você ainda não perdoou? Onde está o seu jebuseu? Tome uma posição diante do Senhor, aborreça sua alma contra o seu pecado e vá pelo canal das água. Não adianta orar pelo vizinho,pela família, pelas almas perdidas se o seu coração não estiver limpo. Primeiro tome a fortaleza dos jebuzeus  e depois sim seja um conquistador, prospere e cumpra tudo aquilo que Deus tem preparado para você como um grande soldado do Senhor dos Exércitos.

11 comentários:

  1. É verdade, irmã! A reforma deve começar primeiro em nós. Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir
  2. Ola querida irmã é um prazer seguir um blog tão abençoado.Devemos sim fazaer uma faxina em nosso coraÇao,abrir todas as gavetas e tirar la do fundinho toda restia de magoa,rancor,inveja tudo que nos faz mal.Um reforma geral.
    Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  3. Devemos sempre limpar a nossa casa para podermos ajudar a limpar a casa do nosso vizinho. Nesta senda realmente a nossa casa é Israel primeiro devemos preparar Israel e depois é que iremos para Samaria. O nosso coração precisa ser renovado diariamente. Não basta dizermos somente que temos fé mais fé e não praticarmos as obras da mesma. Realmente as tentações acontecem dia após dia, se formos renovados também dia após dia iremos vencer as tentações muito mais fácil do que passar a água na peneira. Que Deus seja louvado e abençoe ricamente os que nele esperam, assim como vc. Amém

    ResponderExcluir
  4. A transformação deve ser de dentro para fora e não de fora para dentro. fica com Deus
    http://fundamentalismobiblco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amem! Palavra abençoada, que eu recebo para a minha vida.
    Deus te abençoe sempre minha irmã!
    Graça e PAZ!

    ResponderExcluir
  6. PAZ IRMÃ.
    QUE O NOSSO DEUS DERRAME BENÇÃOS SOBRE A TUA VIDA. PALAVRA CHEIA DA UNÇÃO,VC ESTA SENDO MUITO USADA PELO ESPIRITO .ESTA PALAVRA NOS EXORTA PARA QUE TENHAMOS CORAGEM DE ENFRENTAR OS JEBUSEUS QUE ESTÃO PRESENTE EM MUITOS MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS.MUDANÇA NAO LIMPA, MAS TRANSFORMAÇÃO LIMPA,SARA E CURA.
    QUE DEUS ABENÇOE ESTE TEU MINISTÉRIO E TE GUARDE EMBAIXO DE SUAS ASAS.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, precisamos nos examinar-mos e tirar tudo que é ruim.
    Dá uma passada lá no meu blog, Na Graça de Deus: http://nagracadedeus.blogspot.com

    Obrigado pelo convite!

    ResponderExcluir
  8. Oi minha nova irmã!
    que prazer seguir um blog tão abençoado!
    O meu blog não é totalmente cristão,mas contém mensagem edificantes.
    Tenho três blogs,me visita lá.tá?
    Fica na paz do Senhor!
    Abraços,Bete

    ResponderExcluir
  9. DEUS TE ABENÇOE AMADA,CONTINUE SENDO ESSE INSTRUMENTO NAS MÃOS DO SENHOR...QUE AS RICAS BENÇÃOS DE DEUS CONTINUE ALCANÇANDO VC E ESSA FAMILIA MARAVILHOSA!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dinara! Comentei lá no meu blog debaixo do seu comentário. Depois vê lá. Ah, e gostei muito de seu blog tb! Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  11. Paz amada que Deus possa esta abençoado a sua vida. Sabe por que? você é Preservado por Deus,como rabisco temos que fazer a diferencia " E será como o segador que colhe o trigo, e que com o seu braço sega as espigas; sim, será como quando alguém colhe espigas no vale de Refaim ".Isaís 17:5

    ResponderExcluir